A Conmebol decidiu não aceitar os documentos adicionais enviados pelo Corinthians relacionados à licença de Clarence Seedorf. Com essa decisão, o holandês não poderá ser formalmente indicado como treinador nas súmulas do Campeonato Brasileiro, conforme divulgado em reportagem na quinta-feira (5.nov.2026).
A situação da licença de Seedorf
O ex-jogador possui a licença Uefa Pro, a mais alta concedida pela entidade europeia para treinadores. No entanto, seu reconhecimento na América do Sul está sujeito a um acordo entre a Uefa e a Conmebol. De acordo com os termos do acordo, é necessário um mínimo de três anos de experiência como técnico principal em ligas de primeira divisão ou seleções nacionais, sendo que essa experiência não precisa ser contínua. Essas informações podem ser consultadas no site da CBF Academy.
Seedorf, que atuou como treinador por pouco mais de dois anos em clubes como Milan e Deportivo La Coruña, não atendeu ao requisito de 36 meses exigido. A CBF tentou contestar a negativa inicial por meio de um pedido que incluía experiências de Seedorf no Conselho de Supervisão da Federação Holandesa e sua atuação como instrutor em cursos da Uefa, mas os documentos não foram aceitos.
Expectativas do treinador
Em coletiva realizada na terça-feira (3.nov.2026), Clarence Seedorf expressou confiança de que sua situação estava resolvida. Ele afirmou que a licença Uefa Pro estava em ordem e que o Corinthians cuidaria dos trâmites necessários. Para regularizar sua situação, o clube agora precisa matriculá-lo em um curso da CBF Academy, o que lhe permitirá obter uma autorização provisória para atuar à beira do campo.
A matrícula no curso permitirá que Seedorf permaneça registrado no Boletim Informativo Diário (BID) e participe das partidas, embora outro membro da comissão técnica com certificação válida tenha que ser oficialmente indicado como responsável pela equipe.
Impactos na equipe
Atualmente, Seedorf já vinha atuando com uma licença provisória enquanto aguardava o resultado da análise de sua documentação. Em sua estreia com o Corinthians, contra o Vitória, ele assistiu ao jogo das arquibancadas, enquanto o auxiliar Léo Porto assumiu o comando à beira do campo.
Tentativas de contato com o Corinthians na sexta-feira (6.nov.2026) para obter um posicionamento sobre o caso não tiveram retorno até o fechamento desta reportagem.
Portal Fala Matão – A notícia que Matão confia!












