publicidade
Supermercado Simoni
–:–:–
Conecte-se conosco

Bebê corre risco de morte após falta de leito em UTI de Araraquara, diz mãe

Pequena Sofia, de 2 meses, precisa de doação de sangue, de qualquer tipo. Falta de raio x em UPA de Araraquara, piora a situação da saúde na cidade.

0 visualizações
publicidade
Oral Unic

Uma mãe em desespero procurou a equipe de reportagem, após a Santa Casa de Araraquara alegar que não tinha vaga na U.T.I para sua filha de apenas dois meses de vida.  A criança estava correndo risco de morte, desde às 12h00, de terça-feira (26). 

”Minha filha de apenas de dois meses, aspirou leite, onde o mesmo foi para o pulmão, gerando uma infecção no pulmão, com esse quadro ela precisa com urgência ser entubada pela dificuldade de respiração e, também por estar muito inchando, porém os médicos da Santa Casa alegaram que não tinha vaga e, que não tinham o que ser feito. Eu liguei na Gota de Leite, desesperadamente pedindo uma vaga, pois não queria ver minha filha morrer, mas também me falaram que não tinha vaga” delclarou Priscila Cristina Rodrigues, de 33 anos, mãeda criança.

Boletim de Ocorrência

publicidade
Barbosa Multimarcas

A mãe, da criança, acionou a Polícia Militar para registrar os fatos, alegando que, caso a criança viesse a óbito, ela teria prova da falta de atendimento adequada para a sua filha. Com a presença da reportagem e da Polícia Militar o caso foi solucionado e a criança foi encaminhada através da USA (Unidade de Suporte Avançado), para a U.T.I da Gota de Leite de Araraquara.

Santa Casa

Algumas perguntas foram feitas para a Assessoria de Imprensa da Santa Casa, que respondeu:

Por quê a bebê Sofia, de 2 meses, ficou por mais 5 horas dentro da Santa Casa, sendo que não tinha recursos para ela?
“A vaga na Santa Casa de Araraquara para a paciente S.E.R. foi solicitada pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), às 12h54 do dia 25/10/2016. A Santa Casa aceitou a paciente às 13h15, ou seja, 21 minutos depois. Importante: a UPA solicitou uma vaga de hotelaria (enfermaria), até porque a Santa Casa não tem Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, serviço disponibilizado pela Gota de Leite. Por meio do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), a UPA conduziu a paciente ao hospital às 14h13 (horário da entrada na Santa Casa). Até as 17h30, horário em que, a pedido da pediatra da Santa Casa, o hospital pede vaga de UTI Neonatal à Gota de Leite, a paciente foi submetida a exames laboratoriais e de imagem, e o tratamento teve início com administração de antibiótico e hidratação. A paciente foi acolhida e atendida. Só às 21h30 a Gota de Leite sinalizou que havia uma vaga na UTI Neonatal para receber a paciente.”

 Como funciona sobre o raio x na Santa Casa, pois tem pacientes que fazem o raio x e outros que são “rejeitados?”
”O equipamento de raios x da UPA estava quebrado; foi o próprio secretário municipal de Saúde quem avisou o gerente médico da Santa Casa sobre o dano. Na tentativa de ajudar o Município, a Santa Casa se propôs a atender os pacientes. Como, no entanto, a demanda era superior à capacidade de realização de exames, o hospital priorizou os casos de urgência e emergência, usando critérios técnicos de classificação de risco. Ninguém foi rejeitado. Ao contrário, os pacientes foram acolhidos. A premissa de rejeição não corresponde à realidade.”

 Como funciona o contrato da Santa Casa com a Prefeitura de Araraquara?
“A Santa Casa de Araraquara é uma instituição de saúde privada e filantrópica que presta serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Município, gestor pleno SUS, contrata a Santa Casa para atendimentos de urgência e emergência e casos de média e alta complexidade. A Santa Casa recebe pacientes encaminhados pelo Município, a quem compete a regulação.”

O erro de Sofia ficar na Santa Casa por mais de 5 horas foi do médico regulador da UPA Central?                                             “Não é possível afirmar, mas é provável que se o equipamento de raios X da UPA estivesse funcionando, a leitura do exame levaria o médico a solicitar diretamente uma vaga de UTI Neonatal à Gota de Leite, em vez de uma vaga de hotelaria (enfermaria) na Santa Casa.”

Pedido de ajuda

No dia seguinte à internação da pequena Sofia, seu quadro de saúde piorou. Foi necessário uma campanha para doação de sangue para a bebê Sofia. Quem puder fazer a doação, proceder da seguinte forma:

Para doar, basta ir no endereço indicado e nos horário estipulados e, doar em nome de Sofia Emanueli Rodrigues. Cabe lembrar, que doadores de sangue, abona um dia de trabalho.

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta: 07:00-11:30 e 14:00-16:00

Contato

(16) 3301-6102

Rua Expedicionários do Brasil, 1621, Centro, Araraquara – SP

Ajudem a pequena Sofia. Qualquer tipo de sangue pode ser doado.

fonte: Noticiário Araraquara

publicidade
Hiper Saúde

Mais em Polícia

Ver tudo →