O prefeito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), realizou uma cirurgia na perna direita após a detecção de um aneurisma na ponte de safena, o que apresentava risco de ruptura e comprometimento da circulação sanguínea. A informação foi divulgada pela Prefeitura, que destacou a gravidade da situação.
Segundo a assessoria, a intervenção cirúrgica foi considerada delicada, mas felizmente ocorreu com êxito. Neste momento, Dr. Lapena está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está se recuperando e se encontra bem. Mesmo hospitalizado, ele continua em contato com sua equipe de governo e acompanha as atividades da administração municipal por meio do celular.
Essa é a nona vez que o prefeito se submete a um procedimento cirúrgico na mesma perna desde 2018. Em uma nota, Dr. Lapena expressou sua gratidão pelas mensagens de carinho e apoio que tem recebido, além de manifestar a esperança de retornar às atividades presenciais no Executivo em breve.
Um aneurisma é uma dilatação anormal na parede de uma artéria, que pode enfraquecer e criar uma bolsa suscetível a ruptura. Embora frequentemente silenciosos, os aneurismas cerebrais podem causar hemorragias graves quando rompem. Segundo o neurocirurgião Helder Picarelli, “o sangue fora dos vasos é tóxico: ele irrita e inflama o tecido, provoca aumento da pressão intracraniana e pode desencadear vasoespasmo, que é o estreitamento de outras artérias, reduzindo a circulação de oxigênio para o cérebro”.
Consequências da ruptura
Quando um aneurisma se rompe, o sangue escapa da artéria e invade áreas do corpo onde não deveria estar, o que pode resultar em hemorragias potencialmente fatais. No cérebro, isso é conhecido como hemorragia subaracnoidea, que pode levar a consequências graves, incluindo morte imediata. Em outros locais, como a aorta, a ruptura pode causar hemorragias massivas.
Portal Fala Matão – A notícia que Matão confia!












