Denúncias apontam descaso no pós-operatório e erros graves durante os procedimentos no mutirão; Ministério Público e Secretaria de Saúde investigam o caso.
Um morador de Matão é a mais recente vítima do mutirão de cirurgias de catarata realizado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taquaritinga, elevando para 13 o número de pacientes com perda parcial ou total da visão. O idoso perdeu a visão de um olho após o procedimento.
Organização Social Santa Casa de Franca é a responsável pela administração do AME de Taquartinga, em nota informou que o soro foi substituído por clorexidina, uma substância inadequada para uso ocular. Profissionais envolvidos foram afastados. A Secretaria afirmou que prestará acompanhamento às vítimas e apresentará proposta de indenização.
A Secretaria Estadual de Saúde abriu uma sindicância para investigar todas as unidades gerenciadas pela Organização Social Santa Casa de Franca, responsável pelo AME. O Ministério Público também investiga o caso nas esferas cível e criminal e aponta falhas no protocolo.
O caso ganhou repercussão após novas denúncias, como a da aposentada Maria das Graças Rodrigues, também de Matão, que perdeu totalmente a visão de um olho após a cirurgia. Pacientes relataram descaso no acompanhamento pós-operatório e agravamento dos sintomas, incluindo dores, febre e inflamações. Segundo informações de uma das vítimas, pelo menos cinco pacientes de Matão estão entre as 13 vítimas. Outras vítimas são de Ibitinga, Santa Ernestina, entre outras cidades.
A Santa Casa de Franca informou que entregou todas as informações à Secretaria de Saúde e afastou os profissionais envolvidos.
O mutirão foi realizado em outubro de 2023, atendendo pacientes de diversas cidades da região. A cirurgia de catarata, considerada segura e rotineira, resultou em graves complicações, gerando indignação e exigência de justiça por parte das vítimas e seus familiares.
Receba as notícias do Portal Fala Matão no WhatsApp e mantenha-se sempre bem informado (a) com informações confiáveis: Grupo WhasAPP Portal Fala Matão