Medida é emergencial e ações de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti devem ser prioridades.
A cidade de Matão, com 80.998 habitantes, enfrenta uma situação preocupante no combate à dengue. Com 2.896 casos confirmados e 17 internações até a última sexta-feira (14), o município adotou a estratégia do “carro do fumacê”, que passa pelas ruas para liberar inseticidas com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O Ministério da Saúde já distribuiu 183,9 mil litros do produto para os estados, que têm utilizado para combater surtos nas cidades.
Para a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, o fumacê é uma medida complementar ao trabalho contínuo de prevenção e controle. "Quando usamos o fumacê, significa que a estratégia de prevenção não foi suficiente. A prioridade deve ser sempre eliminar os criadouros do mosquito", alerta.
Além do fumacê, a recomendação é que os agentes de combate a endemias entrem nas casas para realizar ações focais, eliminando os locais onde o mosquito se reproduz, como recipientes com água parada. Estratégia que foi reforçada nos últimos dias em Matão. A colaboração da população é fundamental para o sucesso das medidas.
Visitas de agentes de endemias foi itensificada nos bairros de Matão - Foto: divulgação: a.i.p.
Perguntas e respostas sobre o fumacê - Ministério da Saúde:
O que é o fumacê? O fumacê é um inseticida à base de duas moléculas (Praletrina + Imidacloprida) e solventes, que é dispersado no ar para combater o mosquito adulto. Não há formação de fumaça, pois o produto é aplicado a frio, sem a queima de óleo mineral.
Como o fumacê mata o mosquito? O inseticida age excita o sistema nervoso dos mosquitos, resultando em sua morte.
O produto é prejudicial à saúde humana? Os inseticidas utilizados são aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa. Devem ser usados com cautela e de forma controlada, pois o uso indiscriminado pode causar danos ao meio ambiente e favorecer o desenvolvimento de resistência nos mosquitos.
Por quanto tempo o produto fica no ar? O fumacê permanece no ambiente por cerca de 30 minutos, dependendo das condições climáticas.
Devo abrir as janelas quando o fumacê passar? Sim, para aumentar a eficácia do fumacê, é importante que as portas e janelas estejam abertas para permitir a entrada do inseticida nas casas.
Qual é a eficácia do fumacê no controle da dengue? A aplicação de fumacê é recomendada em surtos ou epidemias, como um controle emergencial. Para ser eficaz, deve ser combinada com a eliminação de criadouros e outras medidas preventivas.
Denúncias
A população pode colaborar denunciando focos de mosquito na Vigilância Sanitária pelo telefone (16) 3384-4034.
Receba as notícias do Portal Fala Matão no WhatsApp e mantenha-se sempre bem informado (a) com informações confiáveis: Grupo WhasAPP Portal Fala Matão