Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025
Fala Matão

PM resgata criança e pitbull em situação de abandono e maus-tratos em Matão

Criança de 9 anos e animal foram resgatados de residência no Jardim Morumbi, em Matão.

  • Redação
  • 14:10
  • Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Fala Matão - Redação
Foto: arquivo/Fala Matão

A Polícia Militar atendeu a uma grave ocorrência de abandono de incapaz e maus-tratos a animal doméstico no Jardim Morumbi, em Matão, no final da manhã de quarta-feira (5). Uma criança de nove anos foi encontrada sozinha na residência, sem a presença de um responsável legal. Além disso, um cachorro da raça pitbull estava em condições precárias, sem água potável e vivendo em um quintal tomado por fezes, lixo e restos de comida.

A diligência fazia parte do cumprimento de um mandado de prisão contra o pai da criança, que foi localizado posteriormente em seu local de trabalho, na Avenida 15 de Novembro. Ele foi conduzido ao pronto-socorro para exames e, em seguida, encaminhado à Delegacia de Polícia para as devidas providências.

No local da ocorrência, a tia da criança compareceu e confirmou que a menina passava longos períodos sozinha na residência, com pouca ou nenhuma comida disponível. Segundo a testemunha, ela não tinha condições de assumir a guarda da criança, mas tentava auxiliá-la fornecendo materiais escolares e permitindo que a criança se alimentasse e tomasse banho em sua casa diariamente.

Diante da situação, o Conselho Tutelar foi acionado, e as conselheiras tutelares acolheram a criança, que posteriormente ficou sob os cuidados da tia, já que a mãe possui restrições judiciais para permanecer com ela. Já o cachorro foi resgatado pelo secretário do Meio Ambiente, Adauto Lavezo Ferreira, e pelo assessor de gabinete, Anderson Luís Marcelino. O animal foi levado ao canil municipal e, posteriormente, entregue para o pai do preso.

A ocorrência foi registrada em Boletim de Ocorrência, por maus-tratos a animais, e por abandono de incapaz. O caso agora segue sob investigação da Polícia Civil. 

Segundo consta em Boletim de Ocorrência, o pai da criança abandonada foi preso em cumprimento ao mandado de prisão em aberto (motivo da condenação não consta no boletim).

Os nomes dos envolvidos não serão divulgados e não podem ser revelados por lei, a fim de preservar a identidade da criança.

Receba as notícias do Portal Fala Matão no WhatsApp e mantenha-se sempre bem informado (a) com informações confiáveis: Grupo WhasAPP Portal Fala Matão

Copyright © 2025 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.