Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Fala Matão

Ministério Público é acionado contra a Rumo após denúncia do Fala Matão

Vereadora Ana Mondini protocolou pedido no MP solicitando a retirada de vagões abandonados, que estão servindo de criadouro do mosquito da dengue.

  • Alex Gasoni
  • 09:53
  • Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Fala Matão - Alex Gasoni
Foto: Fala Matão

Por Alex Gasoni

Uma denúncia alarmante virou notícia  na cidade de Matão: vagões de trem abandonados pela empresa Rumo Malha Paulista estão servindo como criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. A situação foi noticiada aqui no Portal Fala Matão, levando a vereadora Ana Maria Mondini a protocolar um ofício no Ministério Público, na manhã desta terça-feira (21). Nós também recebemos o documento.

O problema, localizado no antigo pátio de manobras da estação ferroviária, representa uma grave ameaça à saúde pública. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde indicam que Matão enfrenta um surto de dengue: já são 1368 casos notificados, com 767 confirmados e 17 internações no Hospital Carlos Fernando Malzoni até 21 de janeiro de 2025.

A denúncia aponta que a Rumo não tomou medidas para evitar e eliminar os criadouros. A resposta da administração pública também foi considerada insatisfatória por um morador que registrou sua reclamação na Secretaria de Meio Ambiente, que alegou não ter condiçoes de atender o chamado.

Apelo ao Ministério Público
O ofício protocolado pela vereadora Ana Mondini destaca a gravidade da situação e solicita que o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Alberto Melluso Júnior, recomende a remoção dos vagões abandonados. Além disso, pede a realização de uma audiência com representantes da saúde pública municipal, da vigilância epidemiológica e da concessionária Rumo Malha Paulista para discutir soluções.

A Constituição Federal legitima o Ministério Público a agir em defesa do meio ambiente e da saúde coletiva.

Veja trecho do documento protocolado no Ministério Público Ambiental:

Prefeitura de Matão 
A Prefeitura de Matão foi contatada pela reportagem para se posicionar sobre a denúncia, porém, até o fechamento desta matéria, não houve retorno. Assim que obtivermos uma resposta, a matéria será atualizada.

Responsabilidade Compartilhada
Enquanto a população é orientada a cuidar de seus quintais, eliminando focos do mosquito, a denúncia expõe uma realidade preocupante: grandes empresas, como a Rumo, também precisam assumir sua responsabilidade. O descaso em relação aos vagões abandonados é um exemplo claro de negligência com consequências graves.

A luta contra o Aedes aegypti é de todos, mas o exemplo deve começar de cima. A cidade de Matão aguarda uma resposta firme das autoridades e da empresa envolvida para que essa ameaça deixe de existir.

Veja algumas fotos clicadas pelo Portal Fala Matão no ''Cemitério de Vagões'' da Rumo.

Veja a matéria com entrevista e flagrante de larvas que originaram a denúncia:

 

Copyright © 2025 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.