Bairros ficaram sem energia por horas, e os pontos mais críticos ficaram sem água por mais de 24 horas. Vejas as fotos!
Na sexta-feira (11), Matão alvo de um forte temporal. No bairro Park do Imperador, o telhado de uma garagem foi arrancado e arrastado pela força do vento, bloqueando totalmente a rua e gerando transtornos para os moradores.
Vento arrancou telhado de garagem no Park do Imperador
Outro ponto crítico foi a nova unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada no Parque Pinheirinho. Inaugurada recentemente em julho, após uma grande reforma, a unidade não resistiu às chuvas intensas. A água invadiu o local pelo telhado, escorrendo pelas paredes e comprometendo parte das instalações.
Base operacional SAMU Matão tomada pelas águas da chuva
Além disso, diversas ruas ficaram obstruídas pela queda de árvores e galhos, causando interrupções no fornecimento de energia elétrica e água em várias regiões da cidade. A situação piorou com um acidente que chamou a atenção na Avenida Padre Nelson, minutos após o término da tempestade.
Um motorista de um Ford/New Fiesta perdeu o controle do veículo enquanto descia a avenida e colidiu violentamente contra duas árvores e um poste de ferro, em frente a uma sorveteria. Felizmente, ele sofreu apenas escoriações leves.
Ford Fiesta colidiu contra árvores e poste
Veja o comunicado da Prefeitura de Matão:
Na sexta-feira (11), Matão foi atingida por uma intensa tempestade que, em cerca de 40 minutos, acumulou 23 milímetros de chuva e ventos que atingiram a velocidade de 59 km/h. Desde a ocorrência da tempestade, diversas equipes da Prefeitura têm trabalhado em pontos críticos da cidade.
Na manhã deste sábado (12), as equipes continuam a desobstruir vias, removendo árvores caídas e atendendo as áreas mais afetadas e consideradas de risco. Em um segundo momento, será realizado um mutirão de limpeza para garantir a normalização dos serviços e a segurança da população.
A operação é realizada entre diversas Secretarias Municipais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, CPFL e Águas de Matão.
Veja as fotos registradas pela Defesa Civil durante o trabalho da equipe!