Sexta-feira, 11 de outubro de 2024
Fala Matão

Dr. Lapena quebra hegemonia de 24 anos em Araraquara e é eleito prefeito

Com o apoio de Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Nikolas Ferreira, o médico superou Eliana Honain (PT) e assumirá pela primeira vez a prefeitura.

  • Redação
  • 11:07
  • Quarta-feira, 09 de outubro de 2024
Fala Matão - Redação
Foto: arquivo pessoal

Dr. Lapena (PL) foi eleito prefeito de Araraquara (SP) neste domingo (6), com 49,16% dos votos válidos, interrompendo 24 anos de domínio do grupo político liderado por Edinho Silva e Marcelo Barbieri. O médico recebeu 54.970 votos, superando sua principal adversária, Eliana Honain (PT), que obteve 50.521 votos, o equivalente a 45,18%. Esta é a primeira vez que Dr. Lapena e a vice-prefeita eleita, Meira, assumem a administração do município, após concorrer com uma coligação formada pelos partidos PL, Republicanos, DC e União.

A eleição em Araraquara contou com a participação de 125.917 eleitores, representando 74,10% do total de 169.925 aptos a votar. A abstenção foi de 25,90%, menor em comparação à eleição de 2020, quando o índice chegou a 31,14%.

Dr. Lapena venceu com uma diferença de 3,98 pontos percentuais sobre Eliana Honain. Pedro Tedde (Novo), Doutor Marcos Garrido (PSD) e Tiago Pires (PCO) completaram a lista de candidatos, mas com votações inferiores a 5%. Com 100% das urnas apuradas, os resultados finais mostraram que a eleição em Araraquara também teve 4,49% de votos brancos e 6,44% de votos nulos.

Pesquisa
Uma pesquisa realizada pela empresa Data Engrácia Pesquisa de Mercado e Opiniões, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, apontava Eliana Honain (PT) com 52% e Dr. Lapena (PL) com 30%. No entanto, no dia da eleição, a realidade foi diferente, resultando na vitória do médico com 49,16%.

Apoio
Nos últimos dias de campanha eleitoral, nomes de peso do PL visitaram Araraquara. Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira participaram da reta final, o que pode ter sido decisivo para a virada. A falta d'água no dia da votação também pode ter influenciado os eleitores indecisos.

“Varremos o PT de Araraquara”, disse o ex-presidente Jair Bolsonaro em entrevista a jornalistas.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também se manifestou em sua conta oficial no Instagram: “Não tem preço vencer o Partido das Trevas. O povo foi liberto”, publicou.

"Araraquara escolheu o caminho da transformação! Nossa vitória nas urnas é a prova de que juntos podemos fazer mais e melhor pela nossa cidade. Agradeço de coração a todos que confiaram e continuam confiando na nossa proposta de mudança. Agora, o trabalho começa de verdade e, com vocês ao nosso lado, vamos construir uma Araraquara mais justa, inclusiva e próspera", declarou Lapena no Instagram.

Copyright © 2024 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.