Sexta-feira, 16 de agosto de 2024
Fala Matão

Documentos revelam reincidência de falhas no sistema de degelo em avião da Voepass que caiu em Vinhedo

Relatórios técnicos, incluindo inspeções realizadas em Ribeirão Preto, apontam problemas frequentes em 2023; acidente resultou na morte de 62 pessoas.

 

 

 

  • Redação
  • 10:01
  • Quinta-feira, 15 de agosto de 2024
Fala Matão - Redação
Avião da Voepass caiu em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas - Foto: reprodução/SBT

Relatórios técnicos elaborados por mecânicos indicam que o avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9) enfrentou problemas no sistema de degelo em pelo menos seis ocasiões ao longo de 2023. Esses documentos, obtidos pelo jornal O Globo, também revelam que a empresa foi advertida para evitar que o bimotor voasse para a região Sul do país, devido às condições climáticas que poderiam facilitar o acúmulo de gelo na aeronave.

Especialistas sugerem que falhas no sistema antigelo podem ter sido um dos fatores que contribuíram para o acidente com o ATR-72, que resultou na morte de 62 pessoas – 58 passageiros e 4 tripulantes.

Conforme publicado pelo O Globo, inspeções técnicas realizadas em julho do ano passado, em três aeroportos – Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS) e Congonhas (SP) – identificaram problemas na aeronave.

Uma lista de pendências de manutenção, conhecida como Ação Corretiva Retardada (ACR), emitiu em 13 de julho de 2023 um alerta de "restrições de gelo" na aeronave, recomendando que a empresa "evitasse enviar o avião para o Sul". Esse relatório foi elaborado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. No entanto, no mesmo dia, o bimotor voou para Porto Alegre, onde os mecânicos novamente constataram que o sistema de degelo estava inoperante.

No dia seguinte, em Congonhas (SP), uma nova inspeção confirmou que a aeronave ainda apresentava "restrições de gelo (evitar enviar para a região Sul)". Em 18 de julho, o avião retornou a Congonhas com problemas persistentes no sistema de degelo e no gerador elétrico, que alimenta itens como a bomba hidráulica, luzes de pouso e de cabine, e a descarga do banheiro.

Ainda no dia 18, de volta a Ribeirão Preto, os mecânicos realizaram outra ACR, identificando mais um defeito, além dos problemas no sistema de degelo e no gerador elétrico. O indicador de situação horizontal, responsável por fornecer informações sobre a posição da aeronave em relação a pontos de navegação, também estava fora de funcionamento.

Em resposta ao jornal, a Voepass afirmou que corrigiu as falhas assim que foram identificadas em 2023 e garantiu que o sistema de degelo estava operante no dia do acidente, sexta-feira (9).

Copyright © 2024 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.