A visita inclui a vistoria dos investimentos do governo federal, a confirmação de investimentos no teatro municipal e a análise do impacto do marco regulatório do hidrogênio verde na região.
O Ministro de Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, visitou a cidade de Matão nesta sexta-feira (2) para inspecionar os investimentos realizados pelo governo federal na cidade. A coletiva de imprensa ocorreu no Centro de Educação Complementar (CEC), que está previsto para ser inaugurado em 27 de agosto, aniversário da cidade.
Durante a coletiva, o ministro Padilha confirmou a ajuda do governo federal para a construção de um teatro anexo ao CEC, uma demanda antiga da cidade. "Estamos fazendo a vistoria das obras que estão em andamento, são mais de 30 milhões de reais em projetos que a Prefeitura de Matão solicitou", afirmou o ministro. Ele destacou a impressão positiva das obras do CEC, que estão quase prontas para a inauguração.
Coletiva de imprensa aconteceu no CEC. Local será inaugurado no aniversário de Matão - Foto: Fala Matão
Além do teatro, Padilha confirmou reafirmou investimentos em novas unidades educacionais, já anunciadas pelo executivo local, incluindo uma escola em tempo integral no bairro Cidade Jardim e uma creche no bairro Portal Terra da Saudade. Outros projetos vistoriados incluem a pavimentação de ruas e a estruturação da Avenida João Marchesan. "O Governo Federal vai ajudar a prefeitura com recursos ainda este ano para que possamos iniciar o projeto do teatro, um sonho do saudoso prefeito Adauto Scardoeli, que será transformado em realidade", garantiu o ministro, estimando o investimento em cerca de 20 milhões de reais.
Após a visita a Matão, Padilha seguiu para Araraquara, onde inspecionou a maior obra da história da cidade, a Via Expressa, destinada a evitar enchentes. Ele também visitou três UPAs 24 horas, todas reformadas com recursos federais. "São mais de 300 milhões de reais que serão investidos em Araraquara", ressaltou.
O ministro também comentou sobre o impacto regional da sanção do marco regulatório do hidrogênio verde pelo presidente Lula que acontece nesta sexta-feira. "São regras de incentivos e subsídios para a produção de energia do chamado hidrogênio verde, que troca combustíveis fósseis por renováveis", explicou Padilha. Ele destacou que a região de Matão, com suas usinas de etanol e indútrias que produzem maquinários agrícolas, será beneficiada com novos investimentos e crescimento na economia verde.
Foto: Portal Fala Matão