Mobilização resultou em prisões, apreensões de drogas, facas e aplicação de multas.
No início da manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Militar de Matão deflagrou a Operação Fecha Quartel em diversos pontos da cidade. Sob o comando do Capitão Lopes, comandante da 4ª Campanhia da Polícia Militar de Matão, pertencente ao 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, localizado em Araraquara, a operação teve início às 06h e se estendeu até às 14h, visando o cumprimento de mandados de prisão, bloqueios e aumentar a visibilidade em pontos de maior incidência criminal.
A operação mobilizou todo o efetivo da Polícia Militar de Matão, incluindo os policiais do setor administrativo, e contou com o empenho de dez viaturas. Este grande deslocamento de pessoal e recursos justifica o nome da operação, Operação Fecha Quartel.
A operação resultou em significativas apreensões e prisões. Dois procurados foram capturados e quatro pessoas foram conduzidas ao distrito policial. Outros mandados ainda serão cumpridos nos próximos dias. Durante a operação, foram realizadas 49 buscas pessoais e 12 veículos, incluindo oito motocicletas.
Durante as abordagens ocorridas próximo a Rua Castro Alves, atrás do Tenda Atacado, foi identificado o início de um ponto de moradia de usuários de drogas e traficantes, com muito lixo espalhado pelo local. A Polícia Militar acionou imediatamente a Prefeitura Municipal para que realizasse uma limpeza no local e interviesse na situação. A Prefeitura respondeu, enviando um caminhão e funcionários para o local, além de uma viatura da Guarda Civil Municipal para auxiliar na ação. Foi durante essa abordagem que as drogas foram apreendidas.
Abaixo, os principais resultados da operação:
- 02 procurados capturados
- 03 Boletins de Ocorrência da Polícia Militar (BOPM) registrados
- 02 Registros de Averiguação de Infração Administrativa (RAIA)
- 04 pessoas conduzidas ao distrito policial, sendo 02 presas por tráfico de drogas
- 49 buscas pessoais realizadas
- 12 veículos vistoriados
- 08 motocicletas vistoriadas
- 06 Autos de Infração de Trânsito (AITs) elaborados
- 01 motocicleta recolhida
- 294 microtubos contendo crack apreendidos
- 10 papelotes de crack apreendidos
- 06 porções de maconha apreendidas
- R$ 1.334,00 em notas diversas apreendidos
- 04 celulares apreendidos
- 05 facas apreendidas
- 02 rádios comunicadores apreendidos
- 02 calculadoras apreendidas
O Capitão Rodrigo Lopes destacou a importância da operação para a segurança pública de Matão. "A Operação Fecha Quartel foi essencial para a captura de procurados e para a apreensão de substâncias entorpecentes, contribuindo para a redução da criminalidade na nossa região", afirmou o comandante.