Evento reúniu aproximadamente 700 estudantes, além dos pais e a comunidade em prol da resistência às drogas e à violência.
Ontem, dia 20 de junho, aconteceu a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Polícia Militar. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini, às 19h30min, e contou com uma grande presença de público que lotou o local para prestigiar os formandos.
O Proerd é um programa preventivo e estratégico que visa educar crianças em ambiente escolar, com o auxílio de policiais fardados e professores. Ele ensina técnicas de resistência à pressão dos colegas e auxilia as crianças a dizerem não às drogas. Destinado a aproximadamente 700 alunos da 5ª série, o programa busca promover autoestima, autocuidado e resistência à pressão dos pares, além de influenciar positivamente as perspectivas dos jovens em relação ao uso de drogas.
Participaram do programa alunos das seguintes escolas:
Escolas Estaduais:
- Professor Aderval da Silva
- Ernesto Masselani
- Guerino Vedoato
- João Salgado Sobrinho
- Professor Laerte Tarallo Mendes
- Doutor Leopoldino Meira de Andrade
- Padre Nelson Antonio Romão
- Professor Roberto Veltre
Escola Municipal:
- Antonio Carlos Manzini
Escolas Particulares:
- Colégio Objetivo
- Colégio Anglo
- SESI
Os instrutores do Proerd em Matão são o cabo William e a soldado Talita, da Polícia Militar.
A cerimônia contou com a participação de autoridades locais, que prestigiaram o evento e destacaram a importância do programa para a comunidade.
Vale destacar também que, no dia 14 de junho de 2024, houve uma outra solenidade do Proerd na APAE, que celebrou a formatura de alunos que participaram do programa.
O capitão Lopes, que realizou o convite ao Portal Fala Matão, agradeceu pela participação dos envolvidos e o apoio ao evento.