Quinta-feira, 20 de junho de 2024
Fala Matão

Câmara aprova projeto que proíbe nomeação de condenados por crimes graves para cargos públicos em Matão

Projeto de lei de autoria do vereador Paulo Bernardi busca reforçar a ética na gestão pública e proteger funcionários e usuários dos serviços públicos contra possíveis abusos e crimes cometidos por indivíduos condenados.

  • Redação
  • 11:56
  • Quarta-feira, 19 de junho de 2024
Fala Matão - Redação
Foto: divulgação

Em uma decisão unânime, a Câmara de Vereadores de Matão aprovou na segunda-feira (17) o Projeto de Lei nº 128/2024, de autoria do vereador Paulo Bernardi (MDB). O projeto estabelece a proibição da nomeação para cargos em comissão (cargos de confiança) de pessoas que tenham sido condenadas por crimes graves, incluindo violência doméstica e crimes contra a criança e o adolescente.

A nova lei impede a nomeação, no âmbito da Administração Pública de Matão, de indivíduos condenados em decisão transitada em julgado por crimes previstos na Lei dos Crimes Hediondos, homicídio qualificado (feminicídio), violência doméstica, lesão corporal contra a mulher, e crimes especificados no Estatuto da Criança e do Adolescente. A regra também se aplica àqueles condenados com base na Lei Maria da Penha e aos aprovados em concursos públicos ou processos seletivos quando o crime for incompatível com a função a ser exercida.

"A proposta visa reforçar a integridade e a ética na gestão pública, prevenindo que agressores ou indivíduos condenados por crimes graves ocupem cargos de confiança na administração municipal. Considerando que cerca de 50% dos processos no Cartório Criminal são relacionados à violência doméstica, é fundamental adotarmos medidas concretas para proteger as vítimas e prevenir a reincidência'', afirmou o vereador Paulo Bernardi.

A vedação de nomeação vigorará até a reabilitação criminal do condenado, conforme disposto no artigo 94 do Código Penal Brasileiro. 

"Essa medida é essencial para garantir que nossa administração pública seja composta por pessoas íntegras e comprometidas com o bem-estar da sociedade", concluiu Bernardi.

A nova lei entra em vigor na data de sua publicação, fortalecendo a luta contra a violência doméstica e outros crimes graves em Matão, e promovendo uma gestão pública mais justa.


Vereador Paulo Bernardi, autor do Projeto de Lei nº 128/2024 - Foto: divulgação

Copyright © 2024 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.