Apenas duas ambulâncias do SAMU estão operando. No momento do acidente, as duas estavam em ocorrência; vítimas tiveram que aguardar atendimento do SAMU caídas no chão por quase uma hora. Bombeiros tiveram que intervir e prestar os primeiros socorros.
Um grave acidente ocorreu nesta manhã de terça-feira (5), envolvendo um carro e uma moto, deixando duas mulheres feridas, no cruzamento da Rua São Lourenço com a Avenida Prefeito Laerte Tarallo Mendes, em Matão. Segundo informações do motorista do carro, ele seguia pela Avenida Prefeito Laerte Tarallo Mendes quando avançou o sinal de pare para adentrar na Rua São Lourenço. Neste momento, a motocicleta que seguia pela Rua São Lourenço, sentido bairro Centro, colidiu contra a lateral do carro. O motorista do carro alegou que houve um 'ponto cego' e, por esse motivo, não conseguiu visualizar a moto.
Mais uma vez, ressaltamos a questão: a falta de ambulâncias do SAMU. Os primeiros socorros foram realizados pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, pois, naquele momento, por volta das 7h30, não havia ambulância do SAMU disponível; uma estava em Araraquara e a outra em atendimento no Jardim Paraíso. Após longa espera, aproximadamente uma hora, com as vítimas já imobilizadas e pranchadas pelo Corpo de Bombeiros e somente aguardando o SAMU para levá-las para o pronto-socorro, pois no caminhão dos Bombeiros não é possível, a ambulância chegou por volta das 8h40 e deu continuidade aos atendimentos, encaminhando as vítimas para o pronto-socorro.
Além disso, outros dois acidentes ocorreram no mesmo período: um na Avenida São Paulo e outro na Avenida Toledo Malta. Nas duas situações, as vítimas foram socorridas por populares, pois não havia ambulância disponível. Três ambulâncias do SAMU estão paradas em oficinas há meses.