Onda de calor trará temperaturas de até 5°C acima da média em várias regiões do Brasil.
Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Centro-Oeste, Sudeste e o Nordeste. Como consequência, essas áreas devem ter dias com poucas nuvens, sem chuva e com bastante calor. A onda trará temperaturas de até 5?°C acima da média por um período de 3 a 5 dias, perdurando até o feriado de 15 de novembro.
Matão
Em Matão, segundo informações do Meteored, Clima Tempo e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciaisas) as temperaturas máximas para os próximos 5 dias devem oscilar entre 37 e 40 graus Celsius. Recomenda-se tomar precauções extras devido ao calor intenso, como hidratar-se regularmente, usar roupas leves, evitar exposição prolongada ao sol e estar atento às atualizações meteorológicas, pois há previsão de chuvas a partir de terça-feira, dia 14.
“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos”, disse o meteorologista Vinicius Lucyrio.
“Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio De Janeiro, Cuiabá e Campo Grande. É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência.”
O El Niño é um dos principais fatores que explicam o aumento das temperaturas.