Assim como a vítima, outros 18 alunos apresentaram sintomas como febre, diarreia e dores abdominais.
Uma bebê de 10 meses morreu, nesta quarta-feira (25), após ter sido internada com suspeita de virose em um hospital particular de Bauru (SP). A criança era matriculada na Escola Municipal de Ensino Integral (Emeii) Iara Conceição Vicente, situada no Jardim Chapadão, onde a prefeitura investiga um suposto surto de virose entre os alunos.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a bebê e o irmão gêmeo dela apresentaram sintomas como febre, diarreia e dores abdominais. Outros 18 alunos apresentaram sintomas parecidos. Em virtude da situação, as aulas na creche foram suspensas até a próxima segunda-feira (30). O local passa por um processo de desinfecção.
“A creche no momento está fechada, retomando as atividades na segunda-feira, foi um apontamento da vigilância sanitária e epidemiológica, no sentido que deveríamos fechar a escola e desinfectá-la”, confirmou o secretário da pasta, Nilson Ghirardello.
A Vigilância Sanitária do município avalia uma possível relação entre o surto e a escola, uma vez que os casos podem ter começado dentro ou fora da instituição. A creche tem cerca de 200 alunos.
“Nós estamos investigando todas as causas. Nós estamos seguindo todos os protocolos, sanitário e de encaminhamento epidemiológico. Nós não podemos inferir causalidade, nem criar suposições sobre o que não está documentado”, explica Giulia Puttomatti, Secretária de Saúde do município.
A Secretaria de Saúde realizou na quarta-feira (26) uma testagem em alunos da Emeii. Já as causas da morte da bebê serão investigadas pelo Instituto Adolfo Lutz.
Fonte: G1 Bauru