Vizinha não conseguiu contato com a vítima e entrou em contato com a filha e a PM. O corpo estava em estado de decomposição há pelo menos cinco dias.
A Polícia Militar foi acionada na Rua José Gonçalves, no bairro Bom Jesus, em Matão, para averiguar um possível óbito em residência. Ao chegarem ao local, constatou-se que a residência do senhor Elias C. P. estava trancada, impossibilitando a entrada e qualquer contato com o morador. Uma vizinha relatou que, ao não conseguir se comunicar com Elias, imediatamente informou sua filha e aguardava a chegada dela para verificar o que havia ocorrido.
A filha da vítima autorizou os policiais militares a arrombarem a residência, uma vez que não possuía a chave e estava preocupada com a integridade física de seu pai. Após a entrada, e com o apoio da equipe do Samu no local, foi constatado que o senhor Elias estava morto há aproximadamente cinco dias e seu corpo já se encontrava em estado de decomposição. A delegacia do município foi informada e solicitou a realização de uma perícia no local, posteriormente liberando o corpo.