Quinta-feira, 20 de julho de 2023
Fala Matão

Alerta sobre golpe do falso boleto; veja como não ser enganado

Golpistas aperfeiçoam tática com boletos falsificados que enganam vítimas ao apresentarem detalhes semelhantes aos autênticos, porém com destinatários modificados.

 

 

  • Redação
  • 07:59
  • Quarta-feira, 19 de julho de 2023
Fala Matão - Redação

Atenção para um alerta sobre um golpe perigoso que vem ocorrendo pelo país, inclusive em Matão: o golpe do falso boleto. Golpistas têm enviado boletos falsificados, aparentando ser de instituições públicas ou privadas, com a intenção de enganar as vítimas. Esses boletos fraudulentos podem se referir a diversas transações, como cartões de crédito, multas de trânsito, contas de lojas, energia elétrica e até mesmo supostas negociações de dívidas bancárias.

Os golpistas têm se esforçado para tornar esses boletos falsos mais convincentes, copiando detalhadamente os dados, logomarcas e informações presentes nos documentos originais de cada instituição. Contudo, eles modificam o destinatário final do pagamento para direcionar o dinheiro para suas próprias contas. Em alguns casos, os criminosos têm acesso a informações reais sobre valores a serem pagos, enquanto em outros inventam os valores.

Para evitar cair nesse golpe, é essencial que o consumidor tome algumas precauções ao receber qualquer boleto, seja pelos Correios, celular ou por e-mail. É fundamental conferir o nome e o CNPJ da empresa emissora e verificar se o valor da transação financeira está correto. Se o consumidor já pagou um boleto anterior da mesma empresa, é aconselhável comparar se as informações da conta de destino coincidem com as anteriores.

O passo mais importante antes de efetuar o pagamento é verificar cuidadosamente quem é o destinatário final do valor a ser pago, pois essa é a principal garantia de que o boleto é autêntico. Quando se realiza o pagamento por aplicativo ou pelo sistema bancário, se não aparecer o beneficiário final, apenas um intermediário, é mais seguro entrar em contato com a empresa através dos números oficiais para confirmar a procedência do boleto.

No caso de pagamento em lotéricas, é recomendável que o consumidor solicite ao atendente que confirme o beneficiário final do boleto, pois a falta de verificação por parte do estabelecimento pode caracterizar uma má prestação de serviço.

Em Matão e outras cidades da região, moradores estão recebendo boletos de multas falsos, quase idênticos ao original. Em uma das situações, em Matão, um morador recebeu um boleto de multa falso, que teria sido emitido na cidade de Salvador, sendo quase imperceptível a suspeita, se não fosse o beneficiário final, que era um intermediário, e a foto que seria do carro fotografado pelo radar estava diferente do carro original.

Se houver suspeita ou confirmação de um golpe, é recomendado por especialistas que o consumidor registre um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil para que a investigação do caso seja iniciada. Tomar essa atitude é fundamental para coibir a ação desses criminosos e proteger outros consumidores contra esse tipo de fraude.

Copyright © 2023 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.