A partir desta quarta-feira (17/5), a gasolina passará de R$ 3,18 para R$ 2,78 por litro nas distribuidoras.
O presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, anunciou nesta terça-feira (16) a redução nos preços da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha (GLP). Os novos preços serão confirmados oficialmente amanhã (17).
Segundo Paul Prates, o preço da gasolina A será reduzido em R$ 0,40 (-12,6%); do diesel A, em R$ 0,44 (-12,8%); e do GLP, em R$ 8,97 por botão de 13 Kgs (-21,3%).
“Estamos abrasileirando os preços da Petrobras”, disse o presidente da companhia durante o anúncio após encontro com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
“Isso significa que quando o mercado internacional estiver aquecido, isso será refletido no Brasil, porque abrasileirar os preços significa levar nossas vantagens em contas, porém sem tirar o Brasil do contexto internacional”, completou.
Como a Petrobras não vende para o consumidor final, as reduções dizem respeito ao preço dos combustíveis cobrado das distribuidoras.
Atualmente, o litro da gasolina é vendido, em média, por R$ 3,75 para as distribuidoras, e chega ao consumidor final por R$ 5,49, por exemplo. Desta forma, ainda não é possível afirmar precisamente qual será o valor de redução nos postos do país.
Petrobras anuncia nova política de preços
Pouco antes do anúncio de redução no preço do combustíveis, a Petrobras divulgou também a sua nova estratégia comercial, abandonando a política de paridade de importação (PPI) como base principal para os reajustes e passando a aplicar premissas que miram um “equilíbrio” entre os mercados nacional e internacional.
As ações da companhia abriram em alta de cerca de 3%, apesar de críticas de alguns especialistas e integrantes do setor, de que o fato relevante da Petrobras sobre o assunto deixa a estratégia pouco clara, o que aumenta o risco para importadores e outros agentes que atuam no mercado brasileiro.
A estatal disse no comunicado que a nova estratégia prioriza o “custo alternativo do cliente”, além de um valor marginal para a Petrobras.
“O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”, explicou.