Durante a ocorrência, o suspeito resistiu à prisão, ameaçou a equipe policial e danificou a viatura
A Polícia Militar foi acionada na noite de sábado (1) na Avenida Saldanha da Gama, no bairro Jardim Primavera, em Matão, para uma ocorrência de um indivíduo em atitude suspeita portando uma arma de fogo. Após o patrulhamento, uma viatura localizou o suspeito, identificado como Fernando, que ao avistar a viatura, retirou o armamento da cintura e arremessou por cima do muro, tentando adentrar em uma residência. Ele foi prontamente abordado e algemado devido ao risco de fuga. Durante a busca, foi localizado um simulacro de arma de fogo tipo pistola com quatro munições aparentemente calibre 22 no carregador. Com o detido, também foi encontrado uma faca e uma chave de fenda.
A equipe conduziu o menor infrator ao PSM (Pronto Socorro Municipal) para exame de corpo delito. Após ser verificado seu estado por ausência de lesões, ele foi encaminhado à viatura. Neste momento, Fernando ficou agressivo e ameaçou a equipe, falando que "sairia em um ano da cadeia e mataria todos os policiais". Ao ser colocado no guarda preso, mesmo algemado, ele danificou o vidro traseiro da viatura, sendo necessário solicitar apoio e o uso da força para que fosse imobilizado, prezando pela integridade física do infrator e da equipe.
Os dados e o qualificado foram levados ao Plantão Policial, onde foi elaborado o boletim de ocorrência de Dano ao Patrimônio Público, Resistência, Ameaça, Porte Ilegal de Munição e Auto de Exibição e Apreensão dos objetos. O indíviduo foi liberado, conforme preconiza a lei.