Está disponível na rede pública de Saúde o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), realizado através de teste rápido.
Com o tema “Homens, priorizar os cuidados com a saúde é um ato de coragem”, a Secretaria da Saúde, preparou diversos eventos em alusão à campanha de conscientização “Novembro Azul”, cujo o objetivo é incentivar o público masculino a cuidar da saúde, em favor da prevenção do Câncer de Próstata e de outras doenças. Além das atividades previstas, nesta edição, o município traz uma novidade na rede pública municipal que passa a disponibilizar nas Unidades de Saúde, o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), método para rastreamento do Câncer de Próstata em homens assintomáticos, realizado através de teste rápido.
Entre as medidas recomendadas para a prevenção da doença está a realização exames de rastreamento em indivíduos com idade a partir de 50 anos (casos de histórico familiar, os exames devem ser antecipados para a partir de 45 anos).
Atualmente, um dos métodos para a detecção de doenças ou de possíveis alterações na próstata é o PSA, um tipo de teste rápido feito por meio de uma pequena amostra de sangue. De acordo com seus indicadores, quando necessário, outros exames complementares podem ser solicitados ao paciente. Em Matão, ele está disponível em todas as Unidades de Saúde.
Eventos
Entre as principais ações estão palestras nas escolas e empresas, jogo de futebol “Matão é show de bola, com o time da Matonense, no dia 19 de novembro, e o passeio ciclístico “Pedalada Azul”, no dia 26 de novembro, com concentração na Praça Alfredo de Paiva Garcia. Além disso, todos os finais de semana, a Unidade de Saúde do Bairro Alto promoverá plantões aos sábados e domingos, onde serão realizados exames e PSA.
Câncer de Próstata
Este tipo de Câncer é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Na fase inicial, ele não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas podem ser dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.
De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do Câncer de Pele não melanoma. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.