Lula lidera nas pesquisas eleitorais; Bolsonaro lidera nas manifestações populares nas ruas e nas redes sociais.
Prepare a sala, o coração e a pipoca porque, pela última vez neste primeiro turno, Bolsonaro e Lula estarão cara a cara em um debate presidencial na TV, que promete ser acalorado. Eles já confirmaram presença no programa.
A Rede Globo colocará os presidenciáveis em confronto direto, um perguntando para o outro, durante quatro blocos seguidos, nesta quinta-feira (29). Será a última oportunidade para o eleitor indeciso ver qual dos candidatos mais o representa, com suas posturas, ideias e propostas para melhorar o Brasil e a vida do nosso povo, pelos próximos quatro anos.
Estarão no debate da Globo, além de Bolsonaro (PL) e Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União).
Regras e perguntas
A diferença deste último debate é que apenas os candidatos farão perguntas, ou seja, não haverá participação de jornalistas.
O debate será dividido em quatro blocos. O segundo e o quarto terão perguntas, obrigatoriamente, de temas definidos por sorteio, feito por mediador William Bonner. No início de cada um dos blocos, Bonner se dirigirá a uma urna e escolherá o tema.
Os outros blocos — o primeiro e o terceiro — terão perguntas de temas livres.
E ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.
A ordem de quem fará as perguntas será sorteada previamente. O candidato escolhe para quem direciona a pergunta, na condição que o escolhido não tenha respondido a uma pergunta no mesmo bloco.
Os candidatos deverão fazer a pergunta em até 30 segundos e terão um minuto para a réplica. Já o candidato que responder terá três minutos para dividir como quiser entre a resposta e a tréplica.
A dinâmica é a mesma nos blocos com temas definidos. A diferença é que o tema das perguntas será sorteado antes dos candidatos iniciarem os embates.
Candidatos lado a lado
Segundo a Rede Globo, a posição dos candidatos no estúdio foi definida por meio de ordem alfabética.
Sendo assim, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas eleitorais, estarão posicionados longe um do outro, mas ficarão próximos dos dois adversários que se alternam no terceiro lugar: Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
Em geral, as bancadas serão posicionadas dessa forma: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL) e Padre Kelmon (PTB) serão os primeiros e estarão lado a lado; na sequência, Soraya Thronicke (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) completam os púlpitos.
A hora da decisão
O debate começará às 22h30, após a novela Pantanal. O programa especial será transmitido pela televisão, no canal aberto da Globo, pelo Globoplay e ao vivo pelo G1.
De acordo com a programação da TV Globo, o debate será longo e poderá entrar pela madrugada. A previsão é de que poderá terminar por volta da 1h40 da madrugada desta sexta-feira (30/9).
Participam do embate, os presidenciáveis com melhor colocação nas pesquisas e que não tenham impedimento na Justiça — eleitoral ou comum.