Sexta-feira, 20 de maio de 2022
Fala Matão

Dia Mundial da Doação de Leite Humano é celebrado nesta quinta-feira (19)

Doações podem ser realizadas no Hospital de Matão.

  • Alex Gasoni
  • 10:28
  • Quinta-feira, 19 de maio de 2022
Fala Matão - Alex Gasoni
Colaboradora Cleonice recebendo um frasco com leite humano - Foto: arquivo / Hosital de Matão (19-05-21)

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. A data também chama a atenção da sociedade para a importância da doação de leite para os Bancos de Leite Humano (BLH).

O BLH é um serviço especializado em oferecer ações de apoio, proteção e promoção do aleitamento materno, dedicando-se à assistência das mães e dos bebês durante o processo de amamentação. Além disso, executa atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado voluntariamente por mães.

Os bebês prematuros, considerando a sua condição de saúde e de internação, têm dificuldades de sugar o leite materno. Por isso, o leite humano do banco de leite é a melhor opção para alimentação de crianças internadas que, por algum motivo, não podem ser amamentadas diretamente no seio materno. A doação de leite materno pode ser feita por mães saudáveis que estejam amamentando seus filhos. Um frasco de leite materno pode ajudar a alimentar até dez bebês.

O leite materno protege contra infecções importantes e evita que crianças prematuras tenham complicações, e traz diversos benefícios para os bebês prematuros e de uma forma geral. Mas, em especial para os bebês de risco que estão mais propensos ao óbito, por conta da fragilidade em que se encontram.

Luana da Silva Freitas conta a experiência de doar. “Doar leite materno é uma via de mão dupla porque favorece a pessoa que está doando, no sentido de esvaziamento dos seios, já que evita algumas alguns problemas como a mastite, facilitando assim a amamentação do bebê, e ajuda bebês prematuros que não podem, por inúmeras razões, receber o leite materno da sua mãe”.

Doações em Matão

As mães interessadas em doar são orientadas a coletar o leite em casa, e os colaboradores do posto de leite do Hospital de Matão passa toda quarta-feira para pegar. O leite coletado vai para Ribeirão Preto onde é analisado e pasteurizado. Parte deste leite volta para o lactário do Hospital de Matão e é distribuído. 

As interessadas em doar podem ligar no posto de leite no telefone (16) 3383-2500, ramal 2133, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h. Falar com Cleonice Ferreira Calil, responsável pelo setor.

Copyright © 2022 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.