Intenção é atrair mais profissionais para trabalharem na rede pública de saúde. Defasagem de médicos é alvo de críticas por parte da população.
A baixa adesão de médicos para atuarem em Matão, fez com que a prefeitura aumentasse o valor do salário oferecido para os profissionais atuarem na cidade na rede pública. Segundo a prefeitura, o valor pago atualmente para estes profissionais é baixo em comparação a outros lugares, sendo fator determinante para a recusa por parte de alguns profissionais em aceitarem trabalhar na rede pública.
A Câmara Municipal de Matão aprovou o Projeto de Lei nº 081/2022 de autoria da Prefeitura Municipal, que introduz alterações no Termo de Convênio e Plano de Trabalho com o Hospital de Matão,.
Estes médicos, que fazem parte do convênio entre prefeitura e hospital, recebem pouco mais de 8 mil reais. Agora, assim como os demais que devem ser contratados, passam a receber 11.300 já a partir do início deste mês.
Caso o médico contratado resida em outro município, desde que seja acima de 100km de distância de Matão, será pago o valor de dez litros de combustível ao preço do dia, mais tarifas de ida e volta em caso de pedágios existentes no trecho entre o domicílio do médico e a cidade de Matão, limitado a três viagens /mês
Por esse valor, o médico fica obrigado a realizar pelo menos 15 consultas por dia, exceto sábados, domingos e pontos facultativos.
O projeto com as alterações foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão de segunda-feira (2).
Veja o vídeo!