Após polêmica, promessa do executivo é criar a Secretaria de Segurança Pública e armar a GCM
Dois requerimentos com solicitação de doações de armas para a Guarda Civil Municipal de Matão serão apresentadas na sessão ordinária da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (18). O autor dos requerimentos, o vereador Paulo Bernardi (MDB), menciona em seus requerimentos a importância dos gcm´s estarem armados, já que o trabalho desenvolvido pela corporação não se resume mais somente em vigiar prédios públicos, mas também na proteção preventiva no município, segundo consta na Lei 13.022 de 2014, que regulamenta o Estatuto Geral das Guardas Municipais no Brasil. Os requerimentos estão direcionados ao deputado estadual Itamar Borges e ao deputado federal Baleia Rossi.
Entenda
O Portal Fala Matão publicou matéria alertando sobre os perigos que os agentes da Guarda enfrentam no trabalho, principalmente por não terem armas de fogo para se defenderem. Os agentes que utilizam armas são de uso particular. Horas depois da publicação da matéria, houve uma tentativa de roubo na Unidade Básica de Saúde no Caic, na Vila Cardim, onde houve troca de tiros entre o guarda civil municipal e o bandido. A arma utilizada pelo gcm para se defender do criminoso é particular. Diante da situação, ficou evidenciada a urgência em armar os agentes da GCM, que inclusive realizam patrulhamento na prevenção de crimes.
Posteriormente, o assunto foi debatido na Câmara Municipal, inclusive com representantes da GCM, que reforçaram a necessidade do cumprimento da Lei 13.022 de 2014, que regulamenta o Estatuto Geral das Guardas Municipais no Brasil. Na mesma sessão falou o Chefe da GCM, Wanderley Rinco, que anunciou a criação da Secretaria de Segurança Pública e a regularização de documentos e cursos necessários para que a Guarda Civil Municipal seja armada.
Veja os requerimentos que serão apresentados na sessão de segunda-feira (18):