Verador Robinho Ramos, autor do requerimento solicitando explicações sobre ônibus parados na Prefeitura de Matão - Foto: reprodução/TV Câmara
O pedido de explicações, por meio de um requerimento de autoria do vereador Paulo Robson Ramos (PTB), que solicita ao Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, informações referentes aos ônibus de transporte escolar do município que se encontram estacionados/parados no pátio da Prefeitura Municipal de Matão.
O pedido foi realizado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Matão do dia 28/03. Além dos ônibus novos parados, o vereador Robinho questiona, também, outros quatro ou cinco ônibus usados, que estariam em perfeito estado de uso, sem uso estacionados no pátio da prefeitura.
O requerimento se deu pelo fato de o município pagar para a Viação Paraty para realizar os serviços de transporte para estudantes de Matão.
Reclamações de estudantes, referente a atrasos, ônibus sem condições adequadas de transporte e lotação além da permitida, também, foram expostas pelo vereador, tendo o mesmo raciocínio seguido pelos vereadores, Ana Mondini (MDB), Carmo (PP), Everaldo (DEM) e Jonas Garcia (MDB).
Durante a solicitação de requerimento do vereador Robinho, o vereador Davison Sensei (PT), que faz parte da base de apoio ao governo municipal, pediu a palavra para dar sua versão sobre quais seriam os motivos de existir vários ônibus parados/sem uso no pátio da prefeitura. Segundo o vereador Davison, ''fica mais barato pagar para a Paraty do que utilizar a mão de obra e os veículos da prefeitura, que o governo do Estado deve ter feito uma compra muito grande de ônibus e entendeu que não conseguiria colocar todos em uso e deve ter decido enviar para os municípios sem critérios''.
Na sequência o vereador Robinho fez um questionamento para o o vereador Davison: ‘‘então, por que ter estes ônibus parados em Matão debaixo de sol e chuva, deteriorando. O certo é devolver ao Estado ou a União e trocar por algo que seja útil para a cidade. O que gera muita estranheza é que desde quando sou novinho a Viação Paraty é quem comanda essa parte (desde 1980), com prestação de serviço de má qualidade’’. Intervindo na fala do vereador Robinho, o vereador Davison afirmou que: ''aí o senhor tem que ir no Ministério Público e fazer uma denúncia’’. O vereador Robinho discordou e disse que: ''não vereador, nós é temos que fiscalizar; quem está responsável pela pasta, pela Secretária de Educação é quem tem que fiscalizar.
O vereador Carmo disse que a prefeitura de Matão deve estar esperando acontecer uma tragédia para fiscalizar a empresa.
A vereadora Ana Mondini disse que ''em Sivânia tem crianças que saem da escola às 11h, mas o transporte passa somente às 13h. A vereadora também sugeriu montar uma Comissão Investigativa para apurar possíveis irregularidades e, somente depois, caso exista irregularidades, realizar a denúncia no Ministério Público.
O vereador Everaldo falou sobre as denúncias que recebeu sobre má qualidade nos serviços oferecidos pela Viação Paraty aos estudantes, que solicitou ao secretário de Administração, Willian Di Gaetano, o contrato entre prefeitura e a empresa Viação Paraty, para saber quais são as obrigações de cada parte, além de indicar ao setor competente para que fiscaliza a Viação Paraty sobre as péssimas condições dos ônibus utilizados no transporte de estudantes em Matão.
O líder do prefeito na Câmara, dr. Luiz Pelanca (PT), também foi favorável ao requerimento e que os fatos sejam apurados.
O requerimento com pedido de informações foi aprovado por unanimidade.
ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.