Traficantes realizavam o transporte da droga entre as cidades em uma motocicleta Yamaha Fazer, cor vermelha.
Após diversas denúncias de que um mototaxista de Guariba, que utilizava uma motocicleta na cor vermelha, estaria levando drogas para o município de Motuca, a PM intensificou o patrulhamento pelas proximidades da vicinal Octávio Thomas de Aquino, que liga o município de Motuca à Guariba.
Durante patrulhamento pela rua São Francisco, em Motuca, ao visualizar uma motocicleta com dois indivíduos chegando na cidade, e os mesmos também notarem a presença policial, a dupla esboçou nervosismo, dispensando uma sacola plástica ao solo.
Foi realizada a abordagem na dupla, sendo localizado com Paulo, em sua pochete, a quantia de R$ 1.368,00 em notas diversas. Já com José foi localizado em sua carteira a quantia de R$ 1.000 em notas diversas.
Com o apoio do sargento Jorge Luiz, de Matão, o policial soldado Bonifácio realizou buscas onde o qualificado jogou o saco plástico, sendo constatado que havia em seu interior a quantia de 13 eppendorfs com cocaína.
A motocicleta Yamaha Fazer, placa FVO7J06, foi apreendida administrativamente por estar com o pneu dianteiro irregular.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão em flagrante delito, sendo os indivíduos conduzidos ao pronto socorro de Matão para exame de corpo de delito e posteriormente apresentados na Delegacia de Polícia, onde o delegado de plantão, dr. Alfredo Gagliano Júnior tomou conhecimento dos fatos, ratificando a prisão em flagrante delito de tráfico de drogas.
A dupla permaneceu à disposição da justiça.