Entidades cobraram ações imediatas do poder público.
A Diretoria da 82º Subseção da OAB de Matão, preocupada com a onda de violência em Matão, reuniu-se com as diretorias do CIESP — Centro das Indústrias do Estado de São Paulo — Diretoria de Matão e a ACE — Associação Comercial e Empresarial de Matão, para elaborar um plano de ação. Participaram o presidente da OAB, Paulo Augusto Bernardi, o vice presidente Paulo Roberto Caruzo, o secretário geral, Fabio Aparecido Alberto, os diretores da CIESP, Alex Antoniossi, Walter Baldan Filho e Roberto Cadioli, os empresários Antonio Aparecido Galli e João Carlos Marchesan e o presidente da ACE, Jovane Pureza.
As reuniões contaram com a presença do Comandante da PM de Matão, Capitão Lopes, do Delegado de Polícia Alfredo Gagliano Junior, do Prefeito Cido Ferrari e do Secretário de Administração, Willian de Gaetano.
Na última reunião, ocorrida hoje 03 de fevereiro na sede da OAB, o plano proposto pelas entidades — OAB, CIESP e ACE — com a colaboração das polícias, foi exibido ao Prefeito
Municipal. Na ocasião, o secretário Willian informou que o programa Cidade Digital contempla a instalação de câmeras de segurança, dentre outras ações que possibilitarão a melhoria na segurança pública de Matão.
As entidades se colocaram à disposição do Município para colaborar com a doação de câmeras para implantação imediata. O plano prevê o fechamento de saídas não oficiais da cidade, o cadastramento de pessoas de fora que vem à cidade em busca de auxílio, a exigência que as autoridades do Governo do Estado enviem novos policiais civis e miliares para Matão e viaturas para a Polícia Cívil, o estímulo ao programa Vizinhança Solidária, dentre outros. O Secretário Willian estará verificando com a equipe que está contratada para o programa Cidade Digital em que as entidades podem ajudar imediatamente.
Durante a reunião o prefeito Cido Ferrari assumiu o compromisso de acelerar todas as providências necessárias à implementação das medidas sugeridas pelas entidades e pelas polícias civis e militar.