Mesmo com casos de Covid controlados no município, Prefeitura de Matão optou pela prevenção da exposição em massa da população em uma possível 4ª onda da doença.
Diante da grande manifestação da população pelo cancelamento do Carnaval em 2022, diante de um momento incerto pela manutenção dos números baixos de Covid-19, pela decisão conjunta de vários municípios paulistas pelo cancelamento do Carnaval, pelo aumento de casos em diversos países, pelo surgimento de mais uma variante na África e pelo bom senso do executivo municipal, a Prefeitura de Matão decidiu voltar na decisão de intenção pela realização das festividades de Carnaval. Portanto, está suspenso a programação de Carnaval para 2022.
Outra dúvida da população era sobre a possível realização da festa de réveillon, mas neste caso a Prefeitura de Matão já havia adiantado no início de novembro para a reportagem do Fala Matão, que o evento não aconteceria pela impossibilidade de controle de fluxo da população.
Caso o carnaval fosse confirmado para 2022, marcaria a retomada do Tô Matão, formato iniciado em 1997 pelo saudoso prefeito Adauto Scardoeli.
''É uma medida difícil, mas responsável, porque estivemos e sempre estaremos do lado da ciência. Juntos, com muita responsabilidade e seriedade, vamos combater o bom combate e superar essa crise que tanto tem prejudicado a vida das pessoas'', diz parte do comunicado divulgado pela Prefeitura de Matão.