Sem necessidade de distanciamento mínimo, escolas públicas e privadas de todo o estado podem receber 100% dos alunos
Estudantes de todo os estado de São Paulo, tanto de escolas públicas como privadas, deverão retornar presencialmente às aulas nesta quarta-feira (3). Na prática, o retorno será para 100% dos alunos porque não há mais necessidade de distanciamento entre as carteiras.
A Seduc (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) havia determinado o retorno presencial obrigatório no dia 18 de outubro, mas com a exigência de um distanciamento de um metro entre as carteiras em sala de aula. No entanto, 75% das escolas da rede estadual tiveram de manter o rodízio de alunos por falta de espaço nas salas de aula.
A partir desta quarta, não ha obrigatoriedade do distanciamento de 1 metro e, por consequência, a descontinuidade do revezamento entre os alunos nas aulas presenciais, o que, na educação básica, deve ampliar o acesso e a frequência à escola para 100% dos estudantes presentes simultaneamente.
De acordo com anúncio do governo do estado, só podem permanecer no ensino remoto os estudantes que fazem parte de grupos de risco, como: gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades com idade a partir de 12 anos que não tenham completado o ciclo vacinal contra a Covid-19; e menores de 12 anos que pertencem ao grupo de risco para a doença e/ou apresentam condição de saúde de maior fragilidade.