Pais e alunos já haviam sido comunicados sobre o retorno nas escolas estaduais. No sábado, a Prefeitura de Matão divulgou novo decreto suspendendo o retorno
Na segunda quinzena de junho, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou a ampliação da abertura das escolas a partir de agosto. No novo decreto, as aulas podem voltar a ser totalmente presenciais em todas as cidades do estado de SP a partir desta segunda-feira (2), mas nãoexiste a obrigatoriedade. O número limite de pessoas nas salas ficará a critério das próprias escolas. Deve-se respeitar, no entanto, o distanciamento de um metro entre os alunos e professores. Até agora, o limite máximo era de 35%.
Em Matão, as aulas nas escolas municipais e estaduais estão suspensas em sua totalidade, devido a decreto municipal. Com o término do decreto municipal e com o início do decreto estadual, que libera a volta às aulas em sua totalidade, mas com a liberdade de cada escola definir a quantidade de alunos na sala de aula, os pais e alunos de Matão foram comunicados sobre o retorno às aulas, que será a partir desta segunda-feira, inclusive com escalonamento dos alunos, que foram dividos em dias da semana para o retorno de forma alternada. Um dia depois dos pais serem avisados sobre o retorno, a Prefeitura de Matão divulgou novo decreto municipal prorrogando a suspensão das aulas até o dia 16 de agosto.
Foi necessário um novo comunicado aos pais, por parte das escolas, alertabdo sobre a nova decisão da Secretária de Educação de Matão, suspendendo o retorno às aulas. O fato surpreendeu boa parte dos alunos que já haviam criado espectativas de volta às aulas.
Em relação a outras decisões de flexibilização do comércio, anunciadas pelo Governo de SP, onde aumenta o período de funcionamento e aumenta a capacidade de atendimento, a Prefeitura de Matão decidiu seguir as regras do Plano SP, que já estão em vigor.
Resumo do decreto:
Decreto Nº 5.345, de 30 de Julho de 2021 – Fica prorrogada a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas Estaduais e Municipais de Matão, entre o dia 30 de julho de 2021 (30/07/2021) ao dia 16 de agosto de 2021 (16/08/2021).
Veja o decreto na íntegra: