Iniciativa partiu de jovens integrantes do projeto ''Qual Sua Responsa'', sendo acolhido e colocado para votação pela presidente da Câmara Municipal de Matão, Ana Mondini
A Câmara Municipal de Matão aprovou, na segunda-feira (28), dois projetos de resolução: o Parlamento Jovem e a Escola do Legislativo. Os projetos tem a finalidade de envolver os jovens matonenses com o processo legislativo.
O intuito do Parlamento Jovem é propiciar a jovens estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de Matão uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal, saber como funciona a elaboração de leis, indicações de melhorias, fiscalização das contas públicas, aprovação orçamentária, entre outras atribuições de um vereador.
A Escola do Legislativo na Câmara Municipal tem por objetivo cumprir com sua função de contribuir para o surgimento de novas lideranças políticas, com visão ampla e abrangente da realidade do município através de cursos, seminários, palestras e debates, além de aproximar a sociedade, por meio do Parlamento Jovem, para a realidade da importância de participar efetivamente do cotidiano da Câmara Municipal de Matão. O Projeto também busca qualificar os servidores nas atividades de suporte técnico-administrativo, oferecer aos parlamentares interessados e aos servidores da Câmara de Vereadores de Matão, suporte conceitual, capacitação e treinamento para atuação nas funções legislativas, entre outras atividades.
Como surgiu o projeto em Matão
O Parlamento Jovem e a Escola Legislativa existem em diversas cidades do Brasil. Em Matão, a ideia de colocar o Projeto em prática surgiu através do grupo "Qual a Sua Responsa?’’, idealizada pelos Institutos Votorantim e Térroa, com o apoio da Citrosuco, e com a participação de jovens matonenses, engajados no conhecimento político, entre outros interesses de uma sociedade mais participativa. Após diversas discussões sobre o assunto, com adequação para a realidade local, a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Matão, Ana Mondini, adotou as ideias e transformou-as em Projetos de Resolução (algo parecido com um Projeto de Lei, mas com regras estabelecidas apenas no âmbito da Câmara Municipal) que foi aprovado em votação unânime pelos vereadores, passando a fazer parte dos deveres do Legislativo.
O Projeto de Resolução foi colocado em discussão para votação, com a participação de jovens integrantes do projeto ‘’Qual Sua Responsa’’, na segunda-feira (28), marcando história na política matonense.
Uma sessão solene para apresentação dos Projetos de Resolução acontecerá no dia 27 de agosto, no aniversário de Matão.