O município de Araraquara retomará as atividades econômicas a partir da segunda-feira, dia 28. As medidas constam em decreto que será publicado nesta sexta-feira, dia 25. Com isso, as regras de funcionamento dos serviços econômicos voltam a operar dentro do que prevê a Fase de Transição do Plano São Paulo, implementado pelo Governo do Estado. As regras são parecidas com as que estavam em vigência até a decretação do lockdown, no último dia 20 de junho.
Com isso, os setores econômicos voltarão a atender presencialmente entre as 5h e as 19h. Essa regra também vale para salões de beleza e barbearias, com atendimento mediante agendamento, vedada a permanência de clientes em espera; escritórios, com atendimento mediante agendamento; estabelecimentos de abastecimento de alimentos: supermercados, hipermercados, açougues, padarias, feiras livres, cerealistas, comércio de hortifruti e congêneres, bem como estabelecimentos de alimentação animal; postos de combustível para abastecimento a veículos particulares, inclusive lojas de conveniência; clínicas de saúde humana ou animal; atendimento ao público ou de autoatendimento em agências e correspondentes bancários.
Também voltam a funcionar as automotoescolas, segundo regras específicas, os estabelecimentos de construção civil e canteiros de obras, responsabilizando-se o estabelecimento pela não ocorrência de quaisquer aglomerações.
Bares e restaurantes
Bares, restaurantes e similiares que fornecem alimentos para consumo imediato poderão atender o público presencialmente para consumo no local, das 5 às 19 horas, observadas as medidas sanitárias e de distanciamento, tais como coupação de quatro pessoas por mesa e ocupação de até 30% da capacidade. Também estão permitidos os serviços “à la carte”, “self service” e “buffet”, vedado o serviço de rodízio.
Além do atendimento presencial, esse setor poderá realizar entrega na porta (“take away”), das 5 às 19 horas; em domicílio (“delivery”), das 5 às 23; e em veículos (“drive thru”), exclusivamente para os estabelecimentos que já possuam estrutura para tal, das 5 às 23 horas. A partir de 5 de julho de 2021 fica admitida a presença de até 5 músicos para apresentações ao vivo em restaurantes, bares e estabelecimentos de preparo e venda de alimentos de consumo imediato.
Academias
As academias de esportes de todas as modalidades, centros de ginásticas, clubes esportivos e recreativos e estabelecimentos congêneres, tais como os estabelecimentos de educação complementar não regulada cujos cursos oferecidos envolvam preponderantemente atividades físicas, poderão atender ao público presencialmente das 5 às 19 horas, observadas as medidas sanitárias e de distanciamento constantes. Esses estabelecimentos têm atendimento reduzido a 30% da capacidade total de pessoas.
Fonte: Portal Morada