Secretário de Saúde explica motivo pelo qual ainda tem profissionais da Saúde da rede particular que não foram vacinados
A Prefeitura de Matão comunica que a partir desta segunda-feira (05), inicia o agendamento e imunização dos idosos com 68 anos. A Secretaria da Saúde de Matão optou em fazer o agendamento para a realização da vacinação, para que assim, na visão da prefeitura, evite aglomeração e possível perda de vacinas. Algumas cidades vizinhas optaram por concentrar em ginásios as aplicações de vacinas, outras optaram pelo sistema drive thru ou até mesmo pelos dois sistemas simultâneos.
A DRS III, responsável pela logística de distribuição das vacinas nas 24 cidades que compõe a regional, iniciou a distribuição de mais uma grade de doses da vacina Coronavac na última quinta-feira (01/04). Neste novo lote, a cidade de Matão recebeu mais 636 doses para a faixa de 68 anos e um lote com mais 794 doses para aplicação da segunda dose da faixa de 75 e 76 anos. Também na quinta-feira (01/04) a Secretaria da Saúde encerrou a imunização da faixa de 69, 70 e 71 anos ao mesmo tempo em que aplicou a segunda dose na faixa de 77, 78 e 79 anos.
Defasagem
Aproximadamente 755 profissionais da área da Saúde não foram vacinados na 1ª etapa, estes profissionais estariam aguardando a possível liberação de mais vacinas solicitadas pelo município por meio de ofício ao Governo do Estado. As vacinas enviadas para este grupo prioritário não teria sido o suficiente e, com a alteração de etapas, conforme cronograma do Governo de SP, os novos lotes não podem ser usados para o grupo da Saúde.
''Os profissionais da Saúde foram os primeiros a ser vacinados. Na época, 633 do Hospital de Matão e 416 da Secretaria de Saúde, somando 1049 pessoas. Os dois primeiros lotes vieram 920 e 710 doses respectivamente, totalizando 1630 doses. Na sequência teve início da aplicação nos profissionais da área da Saúde privada, mas esses somam mais de mil na cidade. Por isso, 755 profissionais até aquela data da primeira etapa ficaram sem vacina, pois os demais lotes já vieram destinados para os idosos por faixa etária'', disse o secretário de Saúde de Matão Ademir de Souza.
Vacinadas aplicadas
Até às 15h45, desta segunda-feira (5), Matão vacinou 8.905 pessoas com a 1ª dose. Já na segunda dose, foram vacinadas 2.633 pessoas, totalizando 11.538 aplicações. A doses aplicadas equivalem a 10,65% da população.
Até o momento Matão recebeu 13.996 doses de vacinadas contra a Covid-19.