Após aglomerações em festas de fim de ano, governo determina retorno parcial à fase de atenção com eventuais liberações
O secretário de saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou nesta sexta-feira (8) que quatro regiões estado de São Paulo regrediu para a fase laranja do plano de reclassificação, criado para conter os impactos sanitários e econômicos do coronavírus. O anúncio da mudança ocorreu nesta sexta-feira (8) em coletiva de imprensa realizada pelo governador, João Doria (PSDB), e outros membros da administração estadual, no Palácio dos Bandeirantes.
As regiões de Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Registro no interior de São Paulo, estavam na fase amarela e foram reclassificadas para a fase laranja do plano.
O Plano São Paulo também sofreu mudanças nos critérios para mudança de fases. Na fase laranja, houve ampliação das atividades permitidas para todos os setores, a capacidade limitada de 20% foi para 40% de ocupação para todos os setores. O funcionamento máximo de estabelecimento que era limitado a 4 horas por dia mudou para 8 horas.
"Estamos na primeira semana epidemiológica de 2021, estamos em quarentena, porém, num momento de esperança porque a vacina permite que estejamos diminuindo as internações e as mortes. Só as vacinas poderão mudar a história no mundo e no país. Ontem o país atingiu a marca de 200 mil mortes."
De acordo com o secretário Jean Gorinchteyn, a pandemia recrudesceu. O país contabiliza mais de 200 mi mortes. "Tivemos um incremento de 30% no número de casos na última semana epidemiológica e 34% na média móvel de óbitos."
R7