Pessoas com prioridade, como idosos, gestantes e deficientes votam primeiro, nas três primeiras horas. Pessoas de outras idades também podem utilizar o mesmo horário.
Seguindo a recomendação de infectologistas que prestaram consultoria referente às eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dispensa a identificação biométrica no dia da votação.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu depois de ouvir os médicos David Uip (do Hospital Sírio Libanês), Marília Santini (da Fundação Fiocruz), e Luís Fernando Aranha Camargo (do Hospital Albert Einstein), que prestam consultoria gratuita à Justiça Eleitoral. O objetivo é que seja estabelecido um protocolo de segurança, que deverá ser determinado para todas as seções eleitorais do Brasil.
Médicos e técnicos consideraram dois fatores agravantes em relação à coleta biométrica: identificar o eleitor(a) pela digital aumenta o risco de infecção, entende-se que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e a coleta biométrica aumenta as aglomerações, a identificação com biometria pode ser mais demorada do que a identificação com assinatura do(a) eleitor(a) no caderno de votação: é difícil a leitura biométrica das digitais de muitos eleitores, nesse caso, aumentam-se as filas, há mais demora, e amenta a probabilidade de contato físico.
Eleitor, o que muda:
1. Obrigatório estar usando máscara;
2. Biometria está suspensa;
3. Necessário documento original com foto, mesmo para quem tem o título virtual;
4. Recomendado levar a própria caneta;
5. Sessões abrem uma hora mais cedo, das 7h às 17h;
6. Pessoas com prioridade, como idosos, gestantes e deficientes votam primeiro, nas três primeiras horas (demais horários também podem ser utilizados);
7. Higienização das mãos acontecerá antes e depois da votação;
8. Não haverá comprovante impresso;
9. Levar acompanhante somente se for imprescindível;
10. Filas terão lugares marcados;
11. Cadeiras com distanciamento social;
12. Esse ano a capacitação dos mesários foi 100% virtual;
13. Mesários vão usar máscaras, fest shield e álcool gel;
Fonte: TSE