Calor severo pode levar à morte por hipertermia
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta que, entre os dias 6, terça-feira, e 11 de outubro, domingo, persistirá a sensação de calor intenso e, em alguns momentos, de calor severo, com o pico entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9). A partir de quinta-feira (8), poderá ocorrer pancadas de chuvas fortes, com possível queda de granizo, em pontos isolados.
No Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Baixada Santista, a sensação térmica ficará na casa dos 35°C. No Litoral Norte, na casa dos 40°C. Já na Região Metropolitana da capital, São José dos Campos, Itapeva, Sorocaba, Campinas e Franca, a sensação pode variar entre 40°C e 45°C. Nas regiões de Bauru, Araraquara e Matão, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, tende a ultrapassar os 45°C.
A umidade relativa do ar (URA) atingirá níveis mais críticos. Também podemos ter piora na qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos, informa a Defesa Civil.
A URA afeta o organismo de todos os seres vivos, por isso a Defesa Civil aconselha as pessoas a aumentarem a ingestão de líquidos, frutas e vegetais; manter olhos e vias nasais hidratados, com colírios e soros ou lavando-os; utilizar umidificadores e/ou toalhas úmidas nos cômodos da casa; evitar o uso de ar-condicionado, pois resseca ainda mais o ar; e evitar atividades físicas entre 11h e 17h.
A economia de água também é importante neste período. A população pode contribuir adotando algumas medidas simples, como evitar banhos demorados e lavar quintais e calçadas.
Incêndios
Os vários focos de incêndios, quase que diariamente em Matão e na região, podem agravar a situação.
Minimizar o calor
– Use truques para umidificar o ar interno
Vale tudo para deixar o ar menos “seco”, principalmente na hora de dormir. Utilize recipientes cheios de água fresca em cada ambiente da casa – só tome cuidado caso tenha filhos pequenos, porque mesmo pouca quantidade de água pode ser o bastante para que uma criança se afogue. Outra boa opção é encharcar toalhas de banho e espalhá-las pela casa, no espaldar de cadeiras e nas portas dos armários, por exemplo.
– Condicione o ar você mesmo
Um ventilador ligado com uma garrafa d’água congelada bem em frente é uma maneira simples e eficaz de fazer circular ar frio pelo ambiente, sem precisar ligar o condicionador de ar.
– Abuse das bebidas geladas e alimentos refrescantes
A hidratação é fundamental nos dias quentes. Bebidas geladas e alimentos frescos, como frutas e picolés de fruta, são boas opções para driblar o calor do corpo e permanecer mais confortável durante o verão.
Corpo quente
O que é a hipertermia?
» Elevação da temperatura do corpo, que não consegue dissipar o calor absorvido
Quais são os sintomas?
» Urina escura ou amarelada, dor de cabeça, transpiração excessiva e alterações na pressão
Como evitar?
» Beber muita água, evitar exposição ao sol por muito tempo e monitorar a cor da urina (mais clara é sinônimo de hidratação adequada)
Quem está no grupo de risco?
» Crianças, idosos e grávidas
Pode-se fazer atividade física?
» Em dias muito quentes, o ideal é evitar exercícios até mesmo nas horas sem exposição solar. Caso os pratique, o indicado é hidratação prévia: consumo de três a quatro litros de água durante todo o dia.