Sábado, 27 de março de 2021
Fala Matão

Mesmo com aumento de roubos de veículos, Matão é a cidade com mais de 50 mil habitantes menos violenta de SP

Dado foi divulgado em pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz. Taquaritinga e Monte Alto também aparecem no top 10

  • Alex Gasoni
  • 17:05
  • Segunda feira, 17 de agosto de 2020
Fala Matão - Alex Gasoni

O Instituto Sou da Paz lança mais uma edição do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), que mede a exposição à violência nas cidades do estado de São Paulo com mais de 50 mil habitantes. Devido à pandemia da Covid-19, pela primeira vez o índice foi calculado a partir de uma análise do primeiro semestre do ano, o que permite comparar o  IECV das cidades no período com os primeiros seis meses desde 2014.

O IECV é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). São analisados, segundo esses critérios, os 139 municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes.

“Devido à quarentena, houve uma profunda mudança na circulação e comportamento das pessoas que afetou o fenômeno criminal, tornando necessário um olhar detalhado e uma maior atenção dos gestores públicos para o período”, comenta Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. 

Entre os índices que sofreram alteração no estado no semestre estão os crimes patrimoniais, com queda de 31% dos roubos de veículos, por exemplo, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Por outro lado, os homicídios subiram 4,5% no estado no primeiro semestre de 2020. Os estupros no estado apresentaram queda de 14% durante o semestre. “Mas os números podem ser maiores, já que este é um crime sujeito à subnotificação”, alerta Carolina.

Matão
No caso de Matão, os números divergem da maioria das cidades pesquisadas, sofrendo um aumento no número de roubos de veículos (no estado teve queda de 31% dos roubos de veículos), mas zerando o número de homicídios neste primeiro semestre (os homicídios subiram 4,5% no estado).

O homicídio mais recente registrado em Matão foi no dia 24 de novembro, quando Marcelo Félix da Silva matou com uma facada no peito Jeckson Carmo Veríssimo, 31 anos, por causa de um pino de cocaína.

A diminuição dos crimes letais pode ter ligação com o isolamento social, facilitando e dando maior tempo para o trabalho da Polícia Militar e Civil em ocorrências de maior gravidade, gerando grande resolutividade dos casos. Neste primeiro semestre foram realizadas várias operações da Polícia Militar, Polícia Civil e Gaeco, que resultaram em prisões e grandes apreensões de drogas. Nos primeiros meses de isolamento social, bares não estavam podendo abrir, poucas pessoas circulavam pela rua, diminuindo a possibilidade de serem alvos de criminosos. A realização de eventos não estava autorizada, e ainda não estão, mas até mesmo festas clandestinas quase não aconteciam, diferentemente dos dias atuais. Houve semanas quase que inteiras sem ocorrências graves registradas pela PM e Civil.

O aumento de roubos e furtos de veículos em Matão acontece pelo fato de menores de idade, em sua grande maioria, estarem trabalhando para organizações criminosas da região, que encomendam carros de luxo, principalmente caminhonetes, para transformá-las em carro dublê.

Outras cidades da região bem avaliadas
Outra cidade da região com boa posição na pesquisa foi a cidade de Taquaritinga, ficando na 8ª posição. Monte Alto ficou na 5ª posição, São Carlos na 20ª posição e Araraquara na 22ª posição.

Confira a lista completa com o ranking de todos os 139 municípios participantes: 
Clique aqui!

Copyright © 2018 Fala Matão - Textos, fotos, artes e vídeos do Fala Matão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do portal Fala Matão.
contato@falamatao.com.br
(16)9 9993-9237

ComentáriosOs comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.