Pedido foi realizado em março via ofício ao Governo do Estado de SP pelo deputado federal Luiz Carlos Motta
Na tarde desta sexta-feira (20), foi anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo a liberação de cinco respiradores para Matão. Os aparelhos serão utilizados no Hospital Carlos Fernando Malzoni, aumentando o número de UTIs - Unidades de Terapias Intensivas, passando de 18 para 23 no total. A previsão de entrega dos respiradores é para que aconteça no máximo até terça-feira (23).
A medida se faz necessária para dar condição de atendimento prioritário para pacientes que possam vir a contrair o vírus Covid-19 em seu estágio mais grave.
Com os novos aparelhos as futuras internações com casos graves de outras comorbidades, também, serão beneficiadas, evitando a espera por parte de pacientes por uma vaga na UTI. Atualmente o Hospital de Matão tem 1 caso de coronavírus internado na UTI. Outros dois casos suspeitos aguardam resultados de exames, sendo 1 na enfermaria e 1 na UTI.
A solicitação de novos respiradores para o Hospital de Matão partiu de uma solicitação feita no dia 27 de março pelo deputado federal Luiz Carlos Mota (PL), conforme documento abaixo: