Aniversariante, moradora no Jardim Santa Marta, tem seis filhos, 24 netos, 42 bisnetos e oito tataranetos
Isidora Taborda, 107 anos, natural de Guarapuava / PR, há 40 anos fixou residência em Matão, onde residiu na fazenda Piratininga e trabalhou por muito tempo junto ao seu esposo José Ferreira, de 96 anos.
Atualmente Isidora reside no Jardim Santa Marta, em Matão / SP, juntos com suas filhas Vilma e Ilda, onde juntas faziam parte da diretoria do clube Guarani em 1994. Outros quatro filhos permanecem morando no estado do Paraná.
‘’Nossa família é bem grande, tenho muito orgulho dos nossos seis filhos, 24 netos, 42 bisnetos e oito tataranetos, confesso que não conheço todos, mas quero ter a oportunidade de conecê-los e juntar toda a família... Imagina quantas pessoas?’’, disse a aniversariante com os olhos cheios de lágrimas e com sorriso no rosto.
Desde a década de 80, quando se mudou para Matão, Isidora não teve oportunidade de voltar para o Paraná e, com o passar dos tempos foi ficando mais difícil por causa da idade. ‘’Os filhos sempre vêm, alguns netos, bisnetos e os tataranetos, disse Isidora de 107 anos.
Vida longa aos que tem fé
Para uma vida longa e saudável a aniversariante diz que o segredo sempre foi uma boa alimentação. ‘’Sempre cultivamos grandes partes nos nossos alimentos, meus pais plantavam e colhiam; nós demos continuação. Ter muita fé e esperança com certeza também faz a diferença. Nunca precisei tomar remédios, hoje completando 107 anos, comecei a tomar um comprimido para controlar minha pressão. Graças a Deus tenho uma saúde de ferro’’, disse a longeva.
Casamento duradouro
Já o meu casamento, que vai completar 60 anos, não sei se tem um segredo, pois se tiver tem que perguntar ao meu marido (risos). Sempre fomos muito companheiros, muita compreensão, fidelidade e principalmente muita paciência. Sempre vivemos bem, sem brigas e com muito respeito um com o outro.
Lembranças
A diversão também é uma marca muito forte na lembrança da Isidora Taborda. ‘’Como gostávamos de festejar, sempre nas festas da igreja, nos bailes. Gostávamos muito de sair, eram outros tempos, as coisas eram mais fáceis, as crianças brincavam no sítio ao ar livre, sem medo. SOU GRATA PELA VIDA, SOU GRATA A DEUS POR TUDO!’’
A ideia da homenagem foi do bisneto Henrique (foto acima, de camiseta verde), que confiou ao portal Fala Matão a oportunidade de contar mais uma linda história de vida.
Parabéns Isodora Taborda! Histórias como o da senhora traz inspirações para os mais jovens, inclusive para nós do Fala Matão! Desejamos vida ainda mais longa!
Assita pelo You Tube
Assita pelo Facebook
Por Alex Gasoni