Polícia Militar recuperou veículo e apreendeu um dos envolvidos no crime. Devido à situação de pandemia detido foi liberado
A Polícia Militar de Matão foi alertada sobre furto de um veículo HB-20, na cor branca, após vítima comparecer na Delegacia de Polícia relatando o ocorrido.
Segundo informações da vítima em boletim de ocorrência, a mesma relata que foi até um bar na Vila Maria, por volta da 1h da madrugada de domingo (26), que posteriormente chegaram dois indivíduos, sendo um maior e outro menor de idade, e começaram a beber cerveja até por volta das 3h, quando os dois indivíduos o convidaram para ir a outro bar, localizado na Vicinal Carl Fisher. Neste momento passaram pelo bairro São José e pegaram mais uma pessoa e se deslocaram para o local. Na chegada, os indivíduos pediram para a vítima descer do veículo e verificar como estava a movimentação no estabelecimento, momento que se aproveitaram da situação e fecharam a porta do veículo e empreenderam fuga, levando também um celular e um óculos de sol.
Auto Localizado
Momentos depois do início da ocorrência a PM recebeu uma ligação anônima dizendo que pela estrada do Rumo, na Fazenda Guanabara, havia um veículo abandonado no meio da mata. Diante das informações obtidas pelo CAD – Controle de Atendimento e Despacho - com o soldado Gouveia e repassadas aos policiais soldados Fernando e Novacki, com apoio dos cabos Torryan e Bispo e do cabo Gianini e soldado Sandrini se deslocaram até o local e localizaram o veículo, que estava trancado. O veículo foi periciado e devolvido ao proprietário.
Menor apreendido
Em posse das características dos delinquentes os policiais cabos Torryan e Bispo, com apoio dos soldados Fernando e Novacki e do cabo Gianini e soldado Sandrini realizaram patrulhamento na tentativa de localizá-los e, próximo ao local onde teve início as ações que anteciparam o crime, pela Avenida Nilson Barbaço, esquina com a Rua Abílio Laureano, foi avistado um indivíduo, que ao perceber que poderia ser abordado pelos policiais, empreendeu fuga, adentrando a uma residência pela Avenida Nilson Barbaço, no bairro Vila Maria, sendo acompanhado e realizado a abordagem pelos policiais militares. Na busca pessoal nada de ilícito foi encontrado, mas após verificar as características do abordado, menor de idade, foi verificado ser exatamente a mesma pessoa com o nome e características passadas pela vítima.
Em contato com a vítima pelo DP, foi realizado o reconhecimento formal, onde sem sombras de dúvidas foi apontada a participação do jovem infrator na prática do ilícito de furto.
Foi feito contato com o Conselho Tutelar, por meio da conselheira Soraia, onde tomou medidas pertinentes. Localizada a mãe do detido, informou aos policiais que viu seu filho no interior de um veículo branco, referenciando o Hb20 produto de furto.
Delegado de Plantão tomou ciência dos fatos e elaborou Boletim de Ocorrência, liberando o menor infrator para sua mãe, devido à situação de pandemia, não tendo como realizar a apreensão do menor de idade. Até o momento o menor de idade não deu informações sobre os demais envolvidos no crime e nem sobre a localização do celular e óculos também furtados.
Em roubos anteriores, vítimas descreveram um indivíduo com as mesmas características do menor de idade apreendido pela Polícia Militar.
Para saber
Casos como este é registrado como furto pelo fato do crime ocorrer somente depois que a vítima autorizou por vontade própria os criminosos a entrarem no carro. A princípio existia boa fé, segundo o código penal.